O que é uma JÓIA?
Introdução ao conceito de "SEMI JÓIA" (revestimento com metal nobre)
Processo de produção de uma "SEMI JÓIA"
Os processos de confecção das semi jóias seguem os mesmos padrões de uma jóia, como por exemplo a fundição, estamparia, eletrocorrosão, entre outros. De acordo com o processo de fabricação e material empregado, a peça passa por uma série de tratamentos mecânicos e químicos como o polimento, a decapagem, etc.
Após o processo de confecção e limpeza a peça recebe os revestimentos metálicos através da eletrodeposição, neste sistema são utilizados eletrólitos de cobre para a obtenção de nivelamento e brilho, posteriormente é feito o revestimento de ouro, prata ou ródio para garantir a qualidade e aspecto desejados de uma jóia.
As semi jóias podem ser réplicas de peças existentes, ou fruto de um designer próprio, e normalmente as pedras utilizadas são naturais ou sintéticas.
Qualidade
Quais os cuidados devemos tomar para a maior durabilidade de uma semi jóia?
- Produtos químicos não específicos devem ser evitados para limpeza. Em casos normais de utilização, água e sabão neutro são suficientes para higienização das peças. Produtos abrasivos geram desgaste do material e consequentemente diminuição da vida útil da peça.
- O contato direto com cosméticos e outros produtos químicos, pode causar manchas ou oxidação precoce do material.
- Devem ser evitados por questões de segurança e durabilidade do material, a utilização das peças em práticas esportivas ou recreativas, como banho de mar e piscina.
- Deve-se evitar guardar as peças em lugares úmidos, expostos a agentes químicos e/ou calor elevado.
- O atrito com outras peças ou material metálico pode causar danos ao revestimento.
- Metais como a prata são sensíveis à atmosfera de enxofre e exposição excessiva à luz, por isso procure utilizar embalagens com baixo teor de enxofre e locais com iluminação controlada.