Faixada antiga

Meio Ambiente

A Realen Folheados sempre se preocupou com o meio ambiente, por isso mantém uma moderna e automatizada Estação de Tratamento de Efluentes e Reciclagem de Água, onde toda a água utilizada no processo é tratada, evitando assim o descarte de poluentes e metais pesados no meio ambiente.

Os resíduos produzidos pelo processo galvânico possuem muitos materiais tóxicos, como cianetos, ácidos, cloretos e sulfatos, que através das reações existentes no tratamento são neutralizados e retirados da água. O lodo gerado no tratamento é devidamente armazenado e descartado em aterros autorizados, mantendo assim um ciclo sustentável para todo o processo de tratamento de efluentes e resíduos gerados.

A Realen atende as legislações da CETESB de acordo com seu art. 19-A da Lei nº 997/76 e DECRETO Nº 8.468/76 que estabelece as obrigações quanto ao tratamento e lançamento dos efluentes no sistema de esgoto.

Possui certificados de participação no "Projeto Piloto de Produção mais Limpa nas indústrias de bijouterias do Município de Limeira: produção industrial baseada nos princípios de desenvolvimento sustentável e Produção mais limpa", sendo assim reconhecida pela contribuição efetiva para uma cooperação mútua entre o órgão de controle ambiental do estado de São Paulo e o setor produtivo, certificados estes que foram cedidos pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a CETESB. Como resultado ao longo dos anos pôde-se notar como um fator indireto a mudança positiva na visão da comunidade e das organizações fiscalizadoras quanto ao segmento, uma vez que era somente visto como degradador do meio ambiente.

Em 2010 recebeu com orgulho o convite para apresentar o case de sucesso na Conferência de Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa, ocorrida no Teatro Popular do SESI em São Paulo, que contou com a presença dos Diretores de Meio Ambiente da Ciesp e Fiesp, Presidente da CETESB, Vice-Presidente da Fiesp e estudantes de 14 universidades, aproximando assim indústria, academia e poder público em torno de um tema que se tornou vital para todos ? a sustentabilidade.

Certificados Realen
Torre

Sempre atenta a visão ambiental, a Realen investiu também em tecnologia de ponta quando se trata de ar puro, pois 100% dos gases gerados no processo são captados e tratados por sistema de exaustão e lavador de gases, pois envia os gases nocivos via dutos até uma câmera de lavagem que contem diversos dispositivos e acessórios para o devido tratamento e por fim lançá-los limpos de toxinas e dentro dos parâmetros da legislação ambiental para a atmosfera. Este sistema além de gerar benefícios ao meio ambiente proporciona aos colaboradores um local de trabalho mais seguro e saudável para se trabalhar.

Uma das ferramentas para o sucesso e implementação destes programas sustentáveis, foi despertar o comprometimento dos colaboradores através da divulgação e prática deste tema, muitas vezes por simples gestos como quando participou do Projeto "Mata Ciliar" em que foi revitalizada e arborizada uma área próxima a empresa, projeto este que obteve participação da Escola SENAI de Limeira, Prefeitura Municipal e ENDEL - Empresa de Desenvolvimento de Limeira, como também a realização de coleta seletiva de matérias recicláveis e o uso racional e consciente da água, assim se esforçando para que todos fiquem interados da política integrada as ações da empresa.


Você Sabia?

Os produtos químicos liberados no processo galvânico são muito tóxicos. Imagine que essas substâncias podem ser despejadas diretamente no meio ambiente, poluindo água de rios e águas subterrâneas, solos, vegetações, até chegar à sua casa! Saiba quais os efeitos que eles podem causar no meio ambiente e na sua saúde, e o quanto é importante que estes efluentes sejam tratados.

Cianetos

O cianeto é um sal inorgânico e é extremamente tóxico devido à sua facilidade em ligar-se com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção de oxigênio pelo sangue. Pode causar danos irreversíveis se absorvido através da pele, e ser fatal se ingerido ou inalado. A exposição prolongada ou repetida pode causar erupção cutânea e feridas nasais. Esse material em ambientes aquáticos e terrestres provoca a contaminação e morte de animais e plantas.

Ácidos

O ácido clorídrico é extremamente corrosivo para a maioria dos metais com liberação de gás hidrogênio, que pode formar misturas explosivas com o ar. A ingestão pode ser fatal. Na forma de vapor é irritante aos olhos, nariz e garganta, e se inalado pode causar tosse ou dificuldade respiratória. Na forma líquida pode causar danos a pele e aos olhos como queimaduras. É altamente tóxico para peixes e outros organismos aquáticos devido a alteração que causa no pH da água.

O ácido sulfúrico também é muito corrosivo, se dissolve facilmente em água liberando muito calor. A ingestão pode ser fatal. Quando em contato com pele causa dor e severas queimaduras. A exposição a vapores podem causar irritação de nariz, garganta e olhos, se inalado causará tosse, dificuldade respiratória ou perda de consciência. Na forma líquida pode causar queimaduras na pele e olhos. Quando liberado no solo, esta substância pode alterar as condições do solo, prejudicando a agricultura e também contaminar a água subterrânea e plantas. Na água provocará morte de organismos aquáticos devido a alteração do pH da água.

Cloretos

O cloreto de níquel pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta. O contato com a pele pode causar irritação, dermatites ou alergias na pele a pessoas sensíveis ao níquel. Quando inalado provoca gosto metálico na boca, tosse e falta de ar. Se ingerido os sintomas podem incluir: dor abdominal, náusea, vômito e diarréia. A substância apresenta alta toxicidade para organismos aquáticos e em contato com solos ácidos pode comprometer o crescimento das plantas.

O cloreto de sódio quando ingerido em grandes quantidades pode causar dor de cabeça, hipertensão, eritema, distúrbios fisiológicos e até parada cardíaca. O cloreto de sódio quando descartado no ambiente pode modificar a salinidade e comprometer o equilíbrio da vida dos organismos aquáticos ou terrestres.

Sulfatos

O sulfato de níquel em contato com a pele pode causar irritação; a inalação prolongada pode causar sérias doenças respiratórias, irritação e obstrução das vias aéreas.

O sulfato de cobre é nocivo por ingestão causando náusea, vomito e dor de estômago. Irritante para os olhos e pele. Em exposições severas pode causar danos ao fígado e aos rins. Muito tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos sérios à longo prazo no ambiente.


Galeria de Imagens